E-COMMERCE: ANÁLISE DO PERFIL DE CONSUMO DO PÚBLICO JOVEM DE APARECIDA DE GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2018v4i3.p94-117Palavras-chave:
E-commerce, Comportamento do consumidor, Consumidor jovemResumo
Os avanços tecnológicos e a ampliação do acesso à internet possibilitaram o aumento dos consumidores digitais. Dessa forma, conhecer o perfil do consumidor virtual e os fatores que determinam seu comportamento de compra torna-se fundamental para o âmbito organizacional, uma vez que o consumidor decide adquirir um produto ou serviço quando este atende suas necessidades e desejos. Nesse sentido, o presente estudo busca identificar os fatores que influenciam o comportamento de compra do público jovem de Aparecida de Goiânia no e-commerce. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada, através da aplicação de questionário, com jovens de Aparecida de Goiânia que possuem histórico de compra na internet. Os resultados demonstram que os fatores que influenciam a compra pela internet são, sobretudo, preço, praticidade, promoções e comodidade. Ademais, dentre os produtos mais comprados pelos jovens, destacam-se roupas, eletrônicos e calçados. Ainda, em relação aos fatores que determinam a efetivação da compra, a pesquisa aponta que os consumidores optam por melhores preços, promoções, comodidade e qualidade. Por fim, conclui-se que os jovens se mostram ativos no comércio eletrônico e buscam experiências de consumo que lhe ofereçam benefícios e que atendam suas expectativas, necessidades e desejos.