PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5’S NA EMPRESA DOMÍNIO CONTABILIDADE E ASSESSORIA LTDA - ME
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2016v1i2.p109-126Resumo
RESUMO
O presente artigo pretendeu resultar na apresentação de uma Proposta de Implantação do Programa 5’S na empresa Domínio Contabilidade e Assessoria Ltda - ME. O estudo foi apoiado em autores como Juran, Carpinetti, Paladini e outros, com o objetivo de entender e apresentar a importância da implantação de programas e ferramentas da qualidade para as organizações alcançarem vantagem competitiva. A proposta de implantação do programa vem de encontro às necessidades da empresa em eliminar o excesso de materiais e documentos em mesas, armários, prateleiras e gavetas. Para efetivar a implantação do Programa 5’S, buscou-se realizar um diagnóstico interno para identificar as potencialidades e fragilidades referentes ao quesito qualidade e investigar através de pesquisa bibliográfica as etapas adequadas para análise, planejamento e implantação do programa. Os dados do estudo foram coletados através de pesquisa bibliográfica e entrevista por pauta com o proprietário da empresa. Os dados foram tratados de forma qualitativa, baseados na observação in loco e referenciados teoricamente. Ao final foi apresentado o planejamento para efetivação do Programa 5’S na empresa.
Palavras-chave: Qualidade; Qualidade nos serviços; Programa 5’S.
ABSTRACT
The following article intends to introduce the 5'S Program at Domínio Contabilidade e Assessoria Ltda - ME. The study was based on authors such as Juran, Carpinetti, Paladini and many others, and aims to understand and show the importance of this program and other tools to provide a better quality to organizations in order to get a competitive advantage. The proposal intends to cover the bare necessities in the company to eliminate the excess of materials and documents on tables, cupboards, shelves and drawers. In order to effectively introduce the 5'S program it was necessary to diagnose internally the potential fragilities referee to the company's quality standards and investigate through an empiric search and an interview with the owner. The data was presented in a qualitative way based on in local observation and theoretically referenced. At the end it was presented the plan to effectively activate the 5'S Program in the company.
Keywords: Quality; Service Quality; 5'S Program.