O PROCESSO DA TOMADA DE DECISÃO: NA EMPRESA FAMILIAR ADUBOS ARAGUAIA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2012v0i7.p10-19Resumo
Este artigo apresentou como objetivo identificar o processo da tomada de decisão em uma empresa familiar. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, em que o pesquisador compreende e interpreta os dados. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas com perguntas abertas para oito (8) gerentes na empresa e, ao final, concluiu-se que se trata de uma empresa onde há uma centralização das decisões nas mãos do presidente. Entretanto este quadro tem evoluindo, pois a autonomia dos gestores vem crescendo paulatinamente.
Referências
ANDRADE, R. O. B. de. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
ABERJE, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. 2005. Disponível em: www.aberje.com.br/novo/acoes_artigos_mais.asp?id=633. Acesso em: 4/5/2011.
BERLO, David K. O processo da comunicação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963.
BLECHER, N. Em Busca da Eternidade: o que alguns dos maiores grupos familiares brasileiros estão fazendo para perpetuar seus negócios. Revista Exame, edição 794, ano 37, n. 12, 2003.
CARDOSO, O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos, cidade: editora, 2006. CASADO, T. O papel da comunicação interpessoal: as pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
DUBRIN, Andrew J. Princípios da Administração. Tradução Roberto Minadeo. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
FARAH, O. E.; CAVALCANTI, M.; MARCONDES, L. P. (Orgs.). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. Vários autores. São Paulo: Cengage
Learning, 2008.
FREITAS, H. M. R.A informação como ferramenta gerencial. Porto Alegre: Ortiz, 1993.
GARCIA, V. P. Desenvolvimento das famílias empresárias. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
GIL, A.C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUTIERREZ, G. L. Gestão comunicativa: maximizando criatividade e racionalidade. Rio de janeiro: Qualitymark, 1999.
HAMPTON, D. R. Administração Contemporânea. 3.ed. São Paulo: Pearson Education, 1992.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
LEONE, N. M. de C. P. G. Sucessão na empresa familiar: preparando as mudanças para garantir sobrevivência no mercado globalizado. São Paulo: Atlas, 2005.
LETHBRIDGE, E. Tendências da Empresa Familiar no Mundo. Revista BNDES, n.7, jun. 1997. Disponível em: <http://www. bndes.gov.br/conhecimento/revista/rev707.pdf>. Acesso em:
4/5/2011
LODI, J. B. A empresa familiar. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.
MARTINS, I. G. S.; MENEZES, P. L. de; BERNHOEFT. Empresas Familiares brasileiras: perfil e perspectivas. São Paulo: Negócios Editora, 1999.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
NETTO, R. D. Da empresa familiar à empresa profissional. São Paulo: CL-A Cultural, 1998.
OLIVEIRA, C. A. Modelo Racional de Tomada de decisão. S/d. Disponível em: <http://www.professorcezar.adm.br/Textos/O%20processo%20de%20tomada%20de%20decisao.pdf>. Acesso em: 4/5/2011.
PINTO, C.C. Valor ou modismo? Guia de boa cidadania corporativa - parte integrante da Revista Exame. Revista Exame. Edição 754, São Paulo, 2001.
RAUEN, F. J. Elementos de iniciação à pesquisa. Rio do Sul-SC: Nova Era, 1999.
SILVEIRA, K.; BIEHL, K. A. Análise de ações no processo sucessório das empresas familiares, 2003.
UHLMANN, G.W. Administração: das teorias administrativas à administração aplicada contemporânea. São Paulo: FTD, 1997.
ABERJE, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. 2005. Disponível em: www.aberje.com.br/novo/acoes_artigos_mais.asp?id=633. Acesso em: 4/5/2011.
BERLO, David K. O processo da comunicação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963.
BLECHER, N. Em Busca da Eternidade: o que alguns dos maiores grupos familiares brasileiros estão fazendo para perpetuar seus negócios. Revista Exame, edição 794, ano 37, n. 12, 2003.
CARDOSO, O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos, cidade: editora, 2006. CASADO, T. O papel da comunicação interpessoal: as pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
DUBRIN, Andrew J. Princípios da Administração. Tradução Roberto Minadeo. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
FARAH, O. E.; CAVALCANTI, M.; MARCONDES, L. P. (Orgs.). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. Vários autores. São Paulo: Cengage
Learning, 2008.
FREITAS, H. M. R.A informação como ferramenta gerencial. Porto Alegre: Ortiz, 1993.
GARCIA, V. P. Desenvolvimento das famílias empresárias. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
GIL, A.C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUTIERREZ, G. L. Gestão comunicativa: maximizando criatividade e racionalidade. Rio de janeiro: Qualitymark, 1999.
HAMPTON, D. R. Administração Contemporânea. 3.ed. São Paulo: Pearson Education, 1992.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
LEONE, N. M. de C. P. G. Sucessão na empresa familiar: preparando as mudanças para garantir sobrevivência no mercado globalizado. São Paulo: Atlas, 2005.
LETHBRIDGE, E. Tendências da Empresa Familiar no Mundo. Revista BNDES, n.7, jun. 1997. Disponível em: <http://www. bndes.gov.br/conhecimento/revista/rev707.pdf>. Acesso em:
4/5/2011
LODI, J. B. A empresa familiar. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.
MARTINS, I. G. S.; MENEZES, P. L. de; BERNHOEFT. Empresas Familiares brasileiras: perfil e perspectivas. São Paulo: Negócios Editora, 1999.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
NETTO, R. D. Da empresa familiar à empresa profissional. São Paulo: CL-A Cultural, 1998.
OLIVEIRA, C. A. Modelo Racional de Tomada de decisão. S/d. Disponível em: <http://www.professorcezar.adm.br/Textos/O%20processo%20de%20tomada%20de%20decisao.pdf>. Acesso em: 4/5/2011.
PINTO, C.C. Valor ou modismo? Guia de boa cidadania corporativa - parte integrante da Revista Exame. Revista Exame. Edição 754, São Paulo, 2001.
RAUEN, F. J. Elementos de iniciação à pesquisa. Rio do Sul-SC: Nova Era, 1999.
SILVEIRA, K.; BIEHL, K. A. Análise de ações no processo sucessório das empresas familiares, 2003.
UHLMANN, G.W. Administração: das teorias administrativas à administração aplicada contemporânea. São Paulo: FTD, 1997.