EFICÁCIA DA ESCOVA DENTAL DE CABEÇA TRIPLA NA REMOÇÃO DO BIOFILME BUCAL EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.

Autores

  • Audrey Esteves Soeiro Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Brasil
  • Taciana Mara Couto Silva
  • Rafael Celestino De Souza
  • Ana Lidia Ciamponi

Resumo

INTRODUÇÃO: Orientação de higiene bucal (OHB) direcionada para pacientes com deficiência intelectual (DI) têm grande impacto na saúde bucal, uma vez que as limitações no uso da escova e fio dental estão relacionadas não só à idade do paciente e sua coordenação motora, como também à sua autonomia, desenvolvimento intelectual e tempo despendido para sua realização. Em função disto, variações no design das escovas podem ser recurso para tornar o controle do biofilme bucal mais fácil e eficaz. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia da remoção do biofilme bucal com escovas dentais convencionais e de cabeça tripla em crianças com DI e analisar a satisfação dos responsáveis quanto à utilização das duas escovas. MÉTODOS: Este estudo contou com a participação de 24 crianças e adolescentes com DI, com idade entre 5-16 anos. A Eficácia de cada escova foi avaliada pela quantidade de biofilme bucal presente nas superfícies dentais antes e após a escovação e após 30 dias de uso. As crianças receberam OHB para a utilização de cada escova. Para a avaliação dos dados nas superfícies lisas livres adotou-se o índice de Greene & Vermillion e nas superfícies oclusais foi utilizado o índice de Rodrigues. Os dados foram submetidos à análise de estatística Test T. RESULTADOS: Não obtivemos diferença estatisticamente significante na análise da remoção do biofilme bucal com as duas escovas nos três períodos analisados (p=0,416). Em relação ao questionário de satisfação, maioria dos pais (79%) preferem utilizar a escova de cabeça tripla para realizar a higiene bucal de seus filhos. CONCLUSÃO: As duas escovas avaliadas foram eficaz na remoção de biofilme bucal, contudo os responsáveis se sentem mais motivados a utilizarem a escova de tripla cerdas

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Publicado

2017-05-09

Edição

Seção

Resumos XVI JOCAPE da Universidade de São Paulo - USP