Evolução Histórica E Limitação Ambiental Da Propriedade: Reflexos No Registro De Imóveis Historical Evolution and Environmental Limitation: Reflections In the Real Estate Registry

Autores

  • José Izecias de Oliveira Faculdade de Direito FANAC, Instituto de Educação e Cultura

Resumo

Resumo: O artigo tem como objeto de pesquisa a propriedade privada, compreendida historicamente como detentora de papel fundamental na construção da sociedade ocidental. A religião doméstica é essa centralidade da inteligência humana que desde sempre estrutura a propriedade privada nas populações antigas da Itália e da Grécia. O altar é o elo que liga a família a terra, criando uma propriedade privada que pertence a uma família, a um culto, a uma religião. Um salto histórico de grande importância é o marco da Revolução Francesa (1789), que coloca termo à concepção medieval de propriedade, então consolidada na supremacia da propriedade fundiária. Com a estruturação da grande indústria, promovido pela procura em larga escala dos produtos manufaturados, mais um período é inaugurado, tendo como carro chefe a propriedade imobiliária. Funda-se a lógica para a escolha do modelo de direito escolhido, com a propriedade privada como pedra angular, alimentando a necessidade de legitimação da acumulação de bens do nascente modo de produção capitalista. Na contemporaneidade brasileira, a Constituição Federal de 1988 irá reafirmar o direito de propriedade privada e inovar com a necessidade de cumprimento de sua função social. A partir das especificidades da função social da propriedade urbana e rural, constrói-se o princípio da função socioambiental da propriedade, com reflexos diretos de limitação e imposições registrais na propriedade privada, como se mostra a partir das Unidades de Conservação, das Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente.

Palavras-chaves: propriedade privada; limitação ambiental da propriedade; função social; função socioambiental; registro e averbação.

Summary: the article has as object the private property search, understood historically as having a key role in the construction of Western society. Domestic religion is this centrality of human intelligence which has always privately owned structure in ancient populations of Italy and Greece. The altar is the link that connects the family land, creating a private property that belongs to a family, a cult, a religion. A historical leap of great importance is the landmark of the French Revolution (1789), which puts an end to the medieval conception of property, then consolidated in supremacy of land ownership. With the structuring of major industry, promoted by the large-scale demand of manufactured products, another period is opened, with the flagship real estate property. Is the rationale for choosing the right model chosen, with private property as a cornerstone, feeding the need for legitimation of acum.

Keywords: private property; environmental limitation of property; social function; social and environmental function; registration and registration.

Biografia do Autor

José Izecias de Oliveira, Faculdade de Direito FANAC, Instituto de Educação e Cultura

Doutor em Educação: Estado e Políticas Públicas. Advogado e Engenheiro Civil. Atualmente é professor do Curso de Direito da FANAP e Diretor Geral do Instituto de Educação, Cultura e Meio Ambiente (ECMA). Foi Ouvidor e Diretor Geral do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e Reitor fundador da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Email:  izecias@bol.com.br

Referências

BRASIL. Lei nº 12.651/2012. Código Florestal Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília.
BRASIL. Lei nº 10.257/2001. Estatuto da Cidade. Diário Oficial da União, Brasília.
BRASIL. Lei nº 9.985/2000. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Diário Oficial da União, Brasília.
BRASIL. Lei 8.935/1994. Lei de Notários e Registradores. Diário Oficial da União, Brasília.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil/1988. Diário Oficial da União, Brasília.
BRASIL. Lei 6.015/1973. Lei de Registros Públicos. Diário Oficial da União, Brasília.
BRASIL. Decreto-Lei nº 3.365/1941. Lei Geral das Desapropriações. Diário Oficial da União, Brasília.
COMPARATO, Fábio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito, as instituições da Grécia e de Roma. Trad. Jonas Camargo Leite e Eduardo Fonseca. São Paulo: Hemus, 1975.
DABUS, Carlos Alberto M. Limitações ao direito de propriedade. São Paulo: Rev. Fac. Direito da USP, 2012.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Trad. João Pedro Gomes. Lisboa: Avante; Moscovo: Progresso, 1985.
RODRIGUES, Sílvio. Direito Civil: direito das coisas. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 1993.
ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens: precedido de discurso sobre as ciências e as artes. 3. ed. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
__________ O contrato social. Apresentação de João Carlos Brum Torres; tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2012.
SANTANA DE MELO, Marcelo Augusto. Breves anotações sobre o Registro de Imóveis. Disponível em: https://www.jus.com.br/artigos/5669/breves-anotacoes-sobre-o-registro-de-imoveis. Acesso em: 29 fev. 2016.
THOMÉ, Romeu. Manual de direito ambiental. Bahia: Editora JusPODIVM, 2014.
WOLKMER, Antônio Carlos. Fundamentos de História do Direito. 6. Edição Belo Horizonte: Del Rey, 2011.

Publicado

2016-12-12