Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Raízes no Direito – ligada à Faculdade Evangélica Raízes – é uma publicação com periodicidade semestral que visa promover a difusão de resultados parciais ou finais de pesquisas acadêmico-científicas. O objetivo primordial é veicular os resultados de estudos e pesquisas de colaboradores nacionais e internacionais, bem como de professores pesquisadores da própria Faculdade de Direito e das pesquisas nela levadas a efeito. Com isto pretende não apenas divulgar o esforço científico elaborado, mas também possibilitar a difusão de trabalhos semelhantes desenvolvidos no Brasil e no mundo. A versão eletrônica da Revista Raízes no Direito busca promover o acesso aberto (open access), entendido como o acesso grátis, imediato, permanente, e completo ao seu conteúdo científico. A utilização de meios eletrônicos para acesso e distribuição do saber científico é algo plenamente inserido no cotidiano dos pesquisadores. A veiculação de versões on-line de periódicos científicos é uma realidade que proporcionou uma significativa ampliação do acesso a esse tipo de literatura no país. Os ganhos desse processo são incontáveis. A ampliação da comunicação acadêmica, superando barreiras geográficas e financeiras, garante a livre apreciação – e refutação, no que couber – dos resultados de trabalhos científicos no mundo todo. 

Processo de Avaliação

Os artigos serão encaminhados para avaliação e terão prazo de aproximadamente três meses para resposta.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

A versão eletrônica da Revista Raízes no Direito busca promover o acesso aberto (“open access”), entendido como o acesso grátis, imediato, permanente, e completo ao seu conteúdo científico. A utilização de meios eletrônicos para acesso e distribuição do saber científico é algo plenamente inserido no cotidiano dos pesquisadores. A veiculação de versões on-line de periódicos científicos é uma realidade, que proporcionou uma significativa ampliação do acesso a esse tipo de literatura no país. Os ganhos desse processo são incontáveis. A ampliação da comunicação acadêmica, superando barreiras geográficas e financeiras, garante a livre apreciação – e refutação, no que couber – dos resultados de trabalhos científicos no mundo todo. Saiba mais sobre o assunto acessando a “Declaração de Berlim sobre Acesso ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades” (“Berlin Declaration on Open Acces to Knowledge in the Sciences and Humanities).

Linha Editorial

A Revista Raízes no Direito tem como escopo fundamental o estímulo ao resgate da memória histórica e jurídica brasileira, definindo como orientação geral a elaboração de ideias e reflexões basilares para a compreensão dos fenômenos e acontecimentos contemporâneos. Neste aspecto, apesar das características conservadoras do Direito, existe em sua essência um potencial transformador dos ambientes sociais e culturais dos ambientes humanos. A partir dessas premissas, a revista Raízes no Direito publica artigos voltados para temáticas relevantes para a teoria e a prática da ciência jurídica, a partir essencialmente da esfera da interdisciplinaridade. O objetivo primordial é veicular os resultados de estudos e pesquisas de colaboradores nacionais, bem como de professores pesquisadores da própria Faculdade Evangélica Raízes. Os trabalhos aceitos pela revista Raízes do Direito, com a declaração de ineditismo do(s) autor(es), abarcam artigos de pesquisa e de experimento, ensaios, artigos interdisciplinares, resenhas e resumos. Todos os direitos editoriais estão reservados à Faculdade Evangélica Raízes, da Associação Educativa Evangélica - AEE e, ante a vigência da lei de direitos autorais, deverão ser rigorosamente obedecidos. No caso de artigos ou de ensaios com pesquisas envolvendo pessoas humanas, deverá haver a prévia aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, bem como a obediência estrita às declarações internacionais e às resoluções do Conselho Nacional de Saúde.

Sponsors

  • Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Histórico do periódico

Criada em 2012, visa divulgar trabalhos acadêmicos e científicos na área do Direito.