Call for Papers: Dossiê "Uso e conservação da Biodiversidade", v.5 n.3 (2016)

A biodiversidade, ou diversidade biológica, é definida pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte. Ela abrange a diversidade entre as espécies, dentro das espécies, e de ecossistemas. A biodiversidade pode ser encarada em seu aspecto selvagem e também como biodiversidade domesticada, agrobiodiversidade. Ambas apresentam uma gama praticamente inesgotável de combinações organizadas em teias de alta complexidade, relações que refletem a diversidade na natureza e nas interações entre humanos e natureza, diversidade etnocultural. A teia da biodiversidade encontra-se ameaçada, em todos os seus níveis, e como sem ela não há vida nem processos ecológicos, o grande desafio é saber como equacionar o uso e a conservação da biodiversidade que ainda resta. O presente dossiê está aberto a artigos que discutam esta temática do Uso e da Conservação da Biodiversidade.

Editores

- Rubens Onofre Nodari (Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nivel 1C)
- Eunice Sueli Nodari (Professora Associado IV Programa de Pós-Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nivel 2)
- José Luiz de Andrade Franco (Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Brasília e do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)

Data limite para submissão: 26 de setembro de 2016

Submissão: fronteiras.unievangelica@gmail.com