O sistema cicloviário como alternativa para a mobilidade urbana: uma análise em piracicaba – são paulo. - Cycling system as an alternative for urban mobility: an analysis in piracicaba- são paulo.

Autores

  • José Diego Gobbo Alves
  • Eric Leonardo Rodrigues da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2017v4i1.p32-49

Resumo

RESUMO
As cidades brasileiras enfrentam sérios problemas de mobilidade urbana causados, principalmente, pelo padrão de desenvolvimento urbano (disperso, segregado e dependente do modal rodoviário). O aumento dos congestionamentos e acidentes, a precariedade do transporte coletivo público, o aumento das distâncias percorridas no cotidiano e a falta de infraestruturas necessárias tem se tornando, cada vez mais, problemas estruturais nas cidades. Este artigo propõe um diagnóstico da mobilidade urbana em Piracicaba, interior do estado de São Paulo, através do sistema cicloviário como alternativa para o panorama atual de mobilidade na cidade. Como metodologia, realizou-se levantamento bibliográfico, de dados e documental; trabalhos em campo e mapeamento temático. Os resultados desta pesquisa apontam para sérios problemas da mobilidade urbana apresentados na cidade, tais como o aumento na frota de automóveis (67%) e motocicletas (150%) entre os anos de 2002 e 2015 além de um sistema cicloviário deficitário, com trechos que não interligam as principais áreas das cidades, possuindo um caráter de lazer ao invés de funcional para as atividades do cotidiano da população.
Palavras-chaves: Mobilidade Urbana; Sistema cicloviário; Piracicaba – São Paulo.

 

ABSTRACT
Brazilian cities have been facing serious urban mobility problems caused mainly by the pattern of urban development (dispersed, segregated and road modal dependent). The increases in traffic jams and accidents, the precarious public transport, the increase in daily life distances and the lack of necessary infrastructure are increasingly becoming structural problems in cities. This article proposes a diagnosis of urban mobility in the Piracicaba, in São Paulo state interior, through the bicycle system as an alternative to the current panorama of mobility in the city. As methodology, a bibliographical and data survey was carried out, also field work and thematic mapping. The results show serious urban mobility problems in the city, such as the increase in the car fleet (67%) and motorcycles (150%) from 2002 to 2015 and a deficient bicycle system, with non-interconnected paths to the city’s main areas and having a leisure character rather than functional for the population daily activities.
Keywords: Urban Mobility; Bicycle path system; Piracicaba - São Paulo.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLÍOGRAFICAS
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE PÚBLICO. Simulador de Impactos Ambientais em Ações de Mobilidade Urbana. 2017. Disponível em: <http://www.antp.org.br/simulador-de-impactos-ambientais/apresentacao.html>, acesso em Fev. 2017.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE PÚBLICO. Sistema de Informações da Mobilidade Urbana - Relatório Comparativo 2003-2013. 2016
BRASIL, MINISTÉRIO DAS CIDADES. Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável: Princípios e Diretrizes. Brasília. 2004
BRASIL, INSTITUTO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE. A bicicleta e as cidades: como inserira bicicleta na política de mobilidade urbana. 2010.
DOBBERT, L. Y.; VIANA, S. M.; ROTHER, M. S.; FURLAN, G. N.; PAIVA, M.; VICELI, R. F.; Mobilidade urbana, transporte consciente em busca da sustentabilidade. Revista LABVERDE, São Paulo, Labverde- Laboratório Verde, v.1, nº 5, dez, 2012.
EGREJA NETO, O. A participação social na política nacional de mobilidade urbana: uma abordagem entre a elaboração e a formulação. Monografia. Câmara dos Deputados, Brasília. 2010
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Portal cidades: Caracterização geral de Piracicaba. 2017.
INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO DE PIRACICABA. Localização, Relevo e Extensão territorial. 2017 a.
INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO DE PIRACICABA. Grau de Urbanização 1980 a 2000 e 2010 a 2014. 2017b.
INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO DE PIRACICABA. Acidentes de Trânsito Registrados no Município - 2004 a 2014. 2017c.
INSTITUTO PÓLIS. Mobilidade urbana é desenvolvimento urbano. São Paulo, 2005.
FUNDAÇÃO SEADE. Frota de automóveis e motocicletas em Piracicaba e no estado de São Paulo. 2017a.
FUNDAÇÃO SEADE. Número de Acidentes em Piracicaba. 2017
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE. CETESB - COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Qualidade do ar no estado de São Paulo. Série relatórios. 2015
MENEZES, T. C.; MACHADO, D.C. Mobilidade urbana e alternativas sustentáveis: um estudo sobre ciclovias de Niterói. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Fluminense, 2016.
OBSERVATÓRIO CIDADÃO PIRACICABA. Boletim de Mobilidade Urbana. 2014.
PEREIRA, R. H. M.; CARVALHO, C. H. R.; VASCONCELLOS, E. A.; GALINDO, E. P.; LIMA-NETO, V. C.; A mobilidade urbana no Brasil. Comunicados do Ipea Nº 94. Série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2011.
PINTO, G., VERAS, D., LOBO, C., & CARDOSO, L. Mobilidade urbana e transporte não motorizado: apontamentos e reflexões com base nas pesquisas Origem e Destino de 2002 e 2012. 2015.
PIRACICABA. Lei complementar Nº187: Plano Diretor de Mobilidade Urbana, 2006.
PIRACICABA, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE TRANSITO E TRNAPOSRTE. Ciclovia e Ciclofaixa de Piracicaba. 2017
ROTHER, M. S. A mobilidade por bicicletas em Piracicaba – SP: aspectos culturais, ambientais e urbanísticos. Tese. Universidade de São Paulo, 2016.
SANTOS, U. V.; SILVA, E. R.; FERREIRA. N. T.; COSTA, V. L. M.; La relación entre el ciclismo, medio ambiente y movilidad urbana. Revista Digital. Buenos Aires, año 15, n. 150, noviembre de 2010. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/ > Acesso em fev. 2017.
SCIFONE, S. Urbanização brasileira e mobilidade urbana. In: ALMEIDA, E. (org). Mobilidade Urbana no Brasil. Fundação Perseu Abramo, 2016. p. 23 – 33.
SVENDSEN, L. Moda: Uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 224 p. VASCONCELOS, E. A. Mobilidade urbana: O que você precisa saber. Breve Companhia, 2013.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Diego Gobbo Alves, J., & Leonardo Rodrigues da Cunha, E. (2017). O sistema cicloviário como alternativa para a mobilidade urbana: uma análise em piracicaba – são paulo. - Cycling system as an alternative for urban mobility: an analysis in piracicaba- são paulo. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 4(1), 32–49. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2017v4i1.p32-49