Determinação Da Aceleração Gravitacional No Centro Tecnológico Da Faculdade Evangélica De Goianésia

Autores

  • Eduardo Martins Toledo
  • Wesley da Silva Souza
  • Leticia Alves da Silva
  • Jeane Silveira de Oliveira

Resumo

RESUMO
Aceleração gravitacional é a intensidade de um campo gravitacional de determinado corpo massivo. Todo corpo ou matéria possui campo gravitacional. Uma ótima ferramenta para identificar, avaliar e determinar o campo produzido por esses grandes conjuntos de matéria e obter sua aceleração gravitacional é através de pêndulos. Considerando a uniformidade da Terra, temos como objetivo obter a aceleração gravitacional no Centro Tecnológico da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) através do pêndulo simples. Beneficiando do movimento harmônico simples que o pêndulo executa ao se deslocar em relação ao eixo de repouso, identificamos, com auxílio de ferramentas, o tempo gasto para executar tais oscilações e então determinamos a aceleração gravitacional no local. Os resultados mostram que a aceleração gravitacional média no local, com altitude de 641 metros em relação ao nível do mar, é de 9,737

Referências

Referências bibliográficas
RIBEIRO A. F. CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUANTITATIVIDADE DE ALENDRONATO DE SÓDIO: TITULOMETRIA X CROMATOGRAFIA. Osasco-SP, 2010. Publicado em UFRGS, Porto Alegre, RS. Disponível em: <http://200.145.71.150/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/975/935 > Acesso em 20 de setembro de 2016.
ANDRADE, M. M. INTRODUÇÃO À METOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. 2. ed. - São Paulo-SP, 1997.
FEIX, E. C.; SARAIVA, S. B. & KIPPER, L. M. A IMPORTÂNCIA DA FÍSICA EXPERIMENTAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Santa Cruz do Sul-RS, 2012. UNISC, Santa Cruz do Sul, RS. Disponível em: <http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/salao_ensino_extensao/article/view/10269> Acesso em 26 de outubro de 2016.
SILVEIRA, F. L. DETERMINANDO ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL. Porto Alegre-RS, 1995. Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicado em “Revista de Ensenãnza de la Física”, Córdoba. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/GRAVIDADE.pdf > Acesso em 26 de outubro de 2016.
N.2 V.3 (2016): REVISTA CIENTÍFIC@ - ISSN 2358-260X 52
HALLIDAY; RESNICK. FUNDAMENTOS DA FÍSICA: GRAVITAÇÃO, ONDAS E TERMODINÂMICA. Volume 2, 8. Edição. “Fundamentals of physics, 8th ed.” Tradução e Revisão Técnica. Rio de Janeiro-RJ, 2009.
YOUNG & FREEDMAN. FÍSICA II: TERMODINÂMICA E ONDAS. 12. Edição. Título original: “Sear and Zemansky’s University physics.” Tradução e Revisão Técnica. São Paulo-SP, 2008.
H. MOYSÉS NUSSENGZVEIG. CURSO DE FÍSICA BÁSICA: FLUIDOS, OSCILAÇÕES, ONDAS E CALOR. 4. Edição – Editora Blucher. São Paulo-SP, 2002.

Downloads

Publicado

2017-03-20

Como Citar

Martins Toledo, E., da Silva Souza, W., Alves da Silva, L., & Silveira de Oliveira, J. (2017). Determinação Da Aceleração Gravitacional No Centro Tecnológico Da Faculdade Evangélica De Goianésia. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 3(2), 46–52. Recuperado de https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/cientifica/article/view/2135