O SIGNIFICADO, A IMPORTÂNCIA E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS FAMÍLIAS CAMPONESAS, PRODUTORAS DE LEITE, NO MUNICÍPIO DE IPIRANGA DE GOIÁS (GO)

Autores

  • MARCIO MOACIR BESSA

Resumo

A produção de leite passou por grandes transformações nas últimas décadas. Entretanto, verifica-se que grande parte dos produtores de leite ainda não estão preparados para enfrentar essa realidade e passam por grandes dificuldades, especialmente as famílias camponesas. Percebe-se que há necessidade de políticas que fomentem o setor. É o caso do município de Ipiranga de Goiás (GO). Diante desse contexto, percebe-se a importância de verificar novas possibilidades para o setor leiteiro no município, para que se tenha um crescimento sustentável dessa cadeia, procurando, assim, contribuir para a geração de renda, trabalho e melhoria nas condições de vida das famílias camponesas. O leite é um alimento saudável, nutritivo e dele podem ser fabricados diversos produtos essenciais para a alimentação. A produção de leite através de pequenas propriedades é um instrumento fundamental na distribuição de renda. O município de Ipiranga de Goiás desfruta de excelentes condições para produzir leite, mas, ao mesmo tempo, sérios problemas. Por estes motivos é que nos propomos, com este artigo que tem o objetivo de compreender o significado, a importância e os problemas enfrentados pelas famílias camponesas, produtoras de leite, no município de Ipiranga de Goiás (GO).

Referências

AROEIRA, L.J.M.; MARTINS, C.E.; CÓSER, A.C.; DERESZ, F.; LOPES, F.C.F.; PACIULLO, D.S.C. Sistemas alternativos para produção de leite e carne a pasto. In.: ASSIS, A.G. Produção de leite a pasto no Brasil In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRODUÇÃO ANIMAL EM PASTEJO, 1997. Anais... Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1997. p.381-410.
BARCELLOS, A.O.; VILELA, L. Possibilidade de integração da atividade leiteira em decorrência da integração agricultura-pecuária. In: SIMPÓSIO SOBRE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA DE LEITE NO BRASIL. Goiânia. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, Goiânia: Serrana Nutrição Animal/CNPq. 1999. p. 171-184.
COROSA, G. O método e as partes: uma introdução ao método na economia política. Est. Econ. São Paulo. V. 26, N. especial, p. 30 a 50, 1996.
MACHADO, L. C. P. Pastoreio Racional Voisin: tecnologia agroecológica para o terceiro milênio. Porto Alegre: Cinco continentes, 2004. XXXi, 310 p.: il.
PINHEIRO MACHADO, L. C. Pastoreio Racional Voisin: tecnologia agroecológica para o terceiro milênio. São Paulo: Expressão Popular, 2º ed., 2010. 376p.
PLOEG, J. D. van der. Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Trad. Rita Pereira. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
SILVA, J. A. da; TSUKAMOTO, R. Y. A modernização da pecuária leiteira e a exclusão do pequeno produtor. Geografia, Londrina, v. 10, n. 2, p. 147-162, jul./dez. 2001
VOISIN, A. Dinâmica das pastagens: devemos lavras nossas pastagens para reformá-las? Trad. Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado. 2º ed. São Paulo. Mestre Jou, 1979
VOISIN, A. Produtividade do Pasto.: Trad. Norma B. Pinheiro Machado, revisão prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado. 2º ed. São Paulo. Mestre Jou, 1981
WILKINSON, J. Estudo da competitividade da indústria brasileira: competitividade da indústria de laticínios. Campinas: IE/UNICAMP, IEI/UFRJ, FDC-FUNDEX, 1993.

Publicado

2015-12-18

Como Citar

MOACIR BESSA, M. (2015). O SIGNIFICADO, A IMPORTÂNCIA E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS FAMÍLIAS CAMPONESAS, PRODUTORAS DE LEITE, NO MUNICÍPIO DE IPIRANGA DE GOIÁS (GO). Científic@ - Multidisciplinary Journal, 2(1), 119–129. Recuperado de https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/cientifica/article/view/1400