ESTUDOS E IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA TPM NO LABORATÓRIO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DA UniEVANGÉLICA

Eder Soares da Silva, Emílio Francisco Mota Araújo, George Pereira Barbosa, Diego Freire Vieira, Wesley Alves de Fontes, Almiro Martins da Silva Neto, Marcio José Dias

Resumo


Este trabalho teve por objetivo realizar estudos sobre a metodologia da Manutenção Preditiva Total (TPM) e implantar o 1º pilar dos 8 pilares desse conjunto de técnicas e procedimentos no laboratório de Processos de Fabricação, do Centro Tecnológico, da UniEVANGÉLICA. A metodologia utilizada foi, inicialmente, o estudo das principais bibliografias sobre a filosofia TPM envolvendo os 8 pilares, e em segundo momento foi realizada a implantação do 1º pilar desse conjunto de técnicas. A partir de levantamentos foram realizadas intervenções técnicas e capacitações embasadas e estruturadas no 1º pilar da TPM: Manutenção Autônoma. Com a implementação da manutenção autônoma foi possível verificar as consequências das melhorias dessa ferramenta de gestão da manutenção como: melhor disposição de máquinas e equipamentos, higiene e segurança no trabalho, controle de realização das manutenções assim como, o planejamento das manutenções preventivas e preditivas, além de proporcionar um melhor ambiente de trabalho e propício para desenvolvimento do aprendizado. 


Palavras-chave


Ferramentas de Gestão; Gestão da Manutenção; Planejamento e Controle de Manutenção; Filosofia Japonesa

Texto completo:

PDF

Referências


AL-RODHAN, R.F. Definitions of Globalization: A Comprehensive Overview and a Proposed Definition. Geneva Centre for Security Policy, 2006.

ARCURI FILHO, R. Medicina de sistema: uma abordagem holística, estratégica e institucional para a gestão de manutenção. 2008. 148 f. Dissertação (Pós-graduação em sistema de gestão) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12693: Sistemas de proteção por extintores de incêndio. Rio de Janeiro, 1993.

BRANCO FILHO, G. A organização, o planejamento e o controle da manutenção. 2 ed. Rio de Janeiro : Ciências moderna Ltda, 2008.

CORRÊIA, A. F.K. Implementação de um sistema de qualidade para laboratório de análise sensorial baseado no sitema de boas práticas. 2006. 95f. Dissertação (Mestrado em Ciências, área de concentração: Ciência e Tecnologia de Alimentos) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2006.

DE PAULA, L.; SILVA, M. M.; ROCHA, T. J. S. Manutenção e lubrificação de equipamentos: Os oito pilares da TPM, 2010, 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, 2010.

FERNANDES, A. R. Manutenção Produtiva Total: uma ferramenta eficaz na busca da perda-zero, 2005, 18 f. Monografia (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Itajubá, 2005.

Gestão de ativos. Disponível em . Acesso em 26/10/2015.

JESUS, S. M. G. Leanness e manutenção produtiva total (TPM). Modelo de produtividade e competitividade. Estudo de caso. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Lisboa, 2012.

NAKAJIMA, S. Introdução ao TPM – Total Productive Maintenance. São Paulo : IMC, 1989.

PEKELMAN, H.; MELLO JR, A. G. A Importância dos Laboratórios no Ensino de Engenharia. In: COBENGE 2004, 2004, Brasília, 2004.

PRADO FILHO, H. R.; RIBEIRO, H. Total Productive Maintence (TPM): Manutenção Preditiva Total. Banas Qualidade Report. Editora: Epse, 2013.

SOUZA, F. J. Melhoria do pilar “manutenção planejada” da TPM através da utilização do RCM para nortear as estratégias de manutenção. 2004. . 315f. Dissertação (mestrado profissionalizante em Engenharia.) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SOUZA, J. B. Alinhamento das estratégias do planejamento e controle da manutenção com as finalidades e funções do planejamento e controle da produção: Uma abordagem analítica. 2008. 169 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SUZUKI, T. New directions for TPM. Massachusetts: BookCrafters, 1992.

TAKAHASHI, Y.; OSADA, T. Manutenção produtiva total. 5 ed. São Paulo : IMAM, 1993.

XENOS, H. G. Gerenciando a manutenção preventiva: O caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. Belo Horizonte: Editora de desenvolvimento gerencial, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.29246/2358-9868.2017v3i2.p69-89

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Gestão, Inovação e Negócios

ISSN 2447-8520

 

Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Administração