UM ESTUDO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA EM ENTIDADE HOSPITALAR DO TERCEIRO SETOR

Autores

  • Carlos Eduardo de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Roseli Claus Bastos Pereira Universidade do Sagrado Coração – USC
  • Izabela Martins pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Rhideme Souza pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.29246/2358-9868.2017v3i2.p22-38

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os instrumentos de controle utilizados por uma associação hospitalar filantrópica situada no município de Teófilo Otoni – MG, que atende os Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus. Foi aplicado um questionário, como instrumento de coleta de dados, junto ao gestor financeiro da entidade. Como resultado da pesquisa identificou-se que o hospital utiliza um serviço de contabilidade interno, prioriza no processo de gestão e controle interno a contabilidade de custos e utiliza meios de controle de viabilidade de projetos. A pesquisa também revelou que o que a levou a utilização de instrumentos de controladoria foi a necessidade de melhoria no processo de tomada decisões. Identificou-se também que a maior dificuldade encontrada pela entidade no processo de controladoria é a transição dos dados e informações que são utilizadas e a validação dos mesmos num sistema computacional integrado e a falta do planejamento orçamentário.

Referências

ABREU, E. S. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. 2 ed. São Paulo: Metha, 2007.
ARAÚJO, O. C. Contabilidade para organizações do terceiro setor. São Paulo: Atlas, 2006.
ASSIS, L. B. de. Gestão de recursos humanos no terceiro setor: como estão as organizações de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Administração) – CEPEAD, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
ATKINSON, A. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.
BROSS, J. C. Requisitos básicos no planejamento hospitalar. In: Gonçalves EL. O Hospital e a visão administrativa contemporânea. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1989.
CARDINAELS, E.; ROODHOOFT, F.; VAN HERCK, G. Drivers of cost system development in hospitals: results of a survey. Health Policy, v. 69, n. 2, p. 239–252, 2004.
CATELLI, A. Controladoria: uma abordagem da gestão economia GECON. São Paulo: Atlas, 2010.
CARVALHO, F. R. Terceiro Setor: uma questão de controladoria e auditoria. Disponível em: <http://www.forcon.com.br/artigos/25pdf>. Acesso em 22 mai. 2010.
CRUZ, C. V. O. A. A relevância da informação contábil para os investidores sociais privados de entidades do terceiro setor no Brasil: uma investigação empírica. São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
FECOMÉRCIO. Federação do Comércio de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.roteirodaspedras.com.br/sindcomercio/sindicato/estatisticas/teofilootoni.htm> Acesso em 05 Fev. 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
GOMES, J. S.; SALAS, J. M. A. Controle de gestão: uma abordagem contextual e organizacional. São Paulo: Atlas, 1999.
JOHNSSON, M. E. Controladoria. Disponível em: <http://www.fae.edu/plubicacoes/pdf/financas/5pdf>. Acesso em 22 mai. 2010.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2009.
__________. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MILANI FILHO, M. A. F. O Terceiro Setor e suas organizações - NETS. Disponível em: <http://www.mackenzie.com.br/nets/terceirosetor.htm>. Acesso em 23 mai. 2010.
MORGAN, L.; BENEDICTO, G. C. Um Estudo sobre a Controladoria em Organizações do Terceiro Setor na Região Metropolitana de Campinas. Revista de Administração da UNIMEP, v. 7, n.3, 2009.
MOSIMANN, C. P.; FISCH, S. Controladoria: seu papel na administração de empresas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
NASCIMENTO, A. M. Controladoria: um enfoque na eficácia organizacional. São Paulo: Atlas, 2009.
OLAK, P. A. Contabilidade para entidades sem fins lucrativos (Terceiro Setor). São Paulo: Atlas, 2010.
PADOVEZE, C. L. Controladoria: estratégica e operacional. São Paulo: Thomson, 2007.
RUTHES, R. M.; CUNHA, I. C. K. O. Os desafios da administração hospitalar na atualidade. Revista RAS, v.9, n. 36, 2007.
SALAMON, L. Seminário Internacional de Perspectivas para o Terceiro Setor no Século XXI. Disponível em: <http://www.gife.org.br/redegifeonline_noticias.php?codigo=588. Acesso em mai. 2010.
SANTOS, J. J. Contabilidade e análise de custos. São Paulo: Atlas, 2009.
SOARES, A. C. A. A. Desafios gerenciais de organizações do terceiro setor de Belo Horizonte na percepção de seus gerentes. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, 2008.
TACHIZAWA, T. Organizações não governamentais e terceiro setor: criação de ONGs e estratégia de atuação. São Paulo: Atlas, 2007.
TAJRA, S. F. Gestão estratégia na saúde: reflexões e práticas para uma administração voltada para excelência. 2 ed. São Paulo: Iátria, 2008.
TEIXEIRA, J.M.C. Sistemas médicos, técnicos e administrativos do hospital moderno: sua orientação. In: Gonçalves EL. O hospital e a visão administrativa contemporânea. 2a ed. São Paulo: Pioneira, 1989.
TEODÓSIO, A. S. S.; RESENDE, G. A. Desvendando o Terceiro Setor: trabalho e gestão em organizações não governamentais. Congresso Latino-Americano de Estratégia da Sociedade Latinoamericana de Estratégia - CLADEA, 1999.

Downloads

Publicado

2017-11-30